quinta-feira, 30 de setembro de 2010

10 Dicas para economizar no enxoval

No site da Crescer tem várias dicas sobre enxoval, então, como o propósito é colocar em um único endereço eletrônico (este aqui!) as melhores dicas para montar o enxoval do neném, vou publicando algumas aqui. Como já falei, aqui quero criar um espaço prático para mamães, onde encontrem as principais dicas sobre enxoval e afins, para que, de acordo com a necessidade de cada uma (clima, tamanho do neném, etc) possam fazer as adaptações necessárias.
Meus comentários, sempre pertinentes lóóóógico (oi? pretenciosa, quem?) nesse post estarão em vermelho, ok?)


1. Faça uma poupança


Comece a guardar dinheiro assim que descobrir a gravidez. Essa poupança vai ser importante para que os gastos dos últimos meses não acumulem.
Aqui em casa a opoção não foi pela poupança, mas pelo planejamento, estamos economizando, quitando todas as dívidas pequenas (que somadas viram uma montanha) e nos programamos para fazer as maiores compras em Janeiro. Assim não estamos poupando, mas estamos não gastando e nos organizando, o que tbm pode ser mto útil!

2. Priorize os itens essenciais

Claro que você vai morrer de vontade de comprar tudo que ver pela frente. Mas, para economizar, é melhor focar no indispensável: os móveis. Pesquise preços de berço e cômoda e procure pagar à vista porque ao longo da gravidez outros gastos surgirão. Se não for possível, negocie parcelas sem juros.
Ainda estamos pesquisando, e mto! Penso seriamente em não comprar guarda-roupas, pq ai, daqui um ou dois anos compro um com mais cara de criança e menos cara de neném, e acho que investirei em uma cômoda bem grande! E tbm pq o quarto do Biscoitinho é meio apertadinho... E para roupinhas farei o mesmo, comprarei o essensial, assim a grana que sobrar posso investir, sem medo de faltar algo, em coisinhas fofas e superfulas, pq toda mãe quer isso tbm, né? Então, tendo o essencial, se vc dispor de mais dinheiro poderá comprar o superfulo tranquila!


3. Economize nos detalhes

Após comprar os móveis, é hora de pensar na decoração – e nos detalhes – do quarto. Para economizar, invista em tintas coloridas e com efeito de textura que dão um efeito muito legal e são mais baratas do que tecidos e papéis de parede.
E Papaiê jura que pintará sozinho o quartinho... Ele disse que quer ter o orgulho de dizer para o filho ou filha que foi ele quem pintou...


4. Aceite ajuda

Os parentes e amigos mais próximos vão querer participar desse momento. Afinal, é uma alegria para todos, receber um novo integrante da família. Não tenha vergonha e aceite os presentes que vão chegar com muito carinho.
Sinceramente, beirando o 4º mês de gestação ninguém oferecu nem uma fralda cremer... Não vou ficar sentada esperando alguém oferecer, mas o que vier aceitarei sim, mto feliz.


5. Aproveite o chá de bebê

No sétimo mês, marque o evento e faça uma lista das coisas mais importantes. Quando os presentes chegarem, veja o que não ganhou e aí, sim, comece a comprar o que falta.
Sim, quero fazer! Mas estamos ainda na dúvida de fazer chá de fraldas (pedindo só fraldas) ou chá de bebê, pedindo outros itens...


6. Maneire na escolha da lembrancinha

Se você perceber que vai se endividar com as lembrancinhas de maternidade, opte por bem-nascidos, que substituem os bem-casados das festas de casamento, ou escolha algo fácil para fazer em casa, como potinhos de brigadeiro de colher.
Eu escolhi esse aqui que além de bonitinho é cheiroso! E não custa tão caro. comprei um kit, minha mãe comprou outro e acho que mês que vem encomendo outro kit!


7. Faça trocas

Combine com parentes e amigos com filhos pequenos e promova permutas de roupas, acessórios, brinquedos e livros infantis em bom estado.
Se tem algum bebê de sexo e idade próximo do seu blz, mas e eu, que meu biscoitinho está puxando a fila com minhas amigas?????



8. Invista em tamanhos grandes

Essa dica é clássica, mas não custa reforçar. Procure comprar, quando não ficar esquisito, peças um pouco maiores para o seu filho. Essa é uma forma de garantir que eles usem a roupa por mais tempo.
E é bom salientar: só compre roupinhas RN dps do ultimo US, pq bebê nem sem sempre usa roupinhas tão pequenas...


9. Não pague pela etiqueta

Escolher roupas caras por causa da marca é um luxo que só os pais fazem questão. Não caia nessa! Roupa tem que ser feita com um tecido confortável que não provoque alergia. E que sejam bonitas, claro.
Assino em baixo, pesquise bem que encontrará coisa excelentes a preços maravilhosos, qnto menos gastar individualmente por peça mais poderá comprar! rsrs


10. Compre culotes com o pé dobrável

Assim, mesmo quando as peças começarem a ficar curtas, dá para continuar usando. É só dobrar o pé e colocar uma meia.
O famoso pé reversível! Pq qndo minhas gêmeas preferidas do mundo todo nasceram, há 10 anos, não tinha essa de pé reversível não, qndo a calça ficava pequena no comprimento passava a tesoura e viravam pijaminhas ou calças por baixo do macacão! Glamour: ZERO! Economia DEZ!

2 comentários:

  1. rsrsrsrs....tô sorrindo com o final do post, glamour zero economia 10.adoreiiiiii.
    bom amiga, adorei as dicas q penas q ainda estou na busca pela maternidar, mas, enquanto isso vai aí se deliciando no enxoval do biscoitim.
    Eu já estou poupando e procurando terminar de decorar o meu APT, pasmem, tá ficando mto lindho, mas ainda falta terminar de trocar os móveis..qro adiantar logo isso, pq qnd meu biscoitim chegar tbém...rsrsrs só qro pensar nele né?rsrsrs
    Adorei todas as dicas, realmente mto legais.
    Qnt ao chá, na minha opnião (apesar q vc ñ pediu rsrsrs) vcs deveriam pedir só fraldas mesmo, afinal, nunca é demais, peça por tamanho e marca, vale mto a pena, os outros ítens vcs mesmo comprarm dos seus gostos, pelo menos é assim q farei com o meu.
    bjokinhas lindha e já estarei te seguindo por aki tbém.

    ResponderExcluir
  2. adoro acompanhar sua gravidez flor e as dicas são muito boas espero logo poder seguilas pois ainda sou tentante mais se deus quiser logo vou estar esperando um biscoitinho tb hehe...

    ResponderExcluir